Partida à frio sem gasolina
O que vamos apresentar aqui é um sistema de partida a frio para carros à álcool equipados com injeção eletrônica. Muito simples, muito barato e que funciona muito melhor que os sistemas com reservatório de gasolina. Esse como fazer está baseado no Corsas MPFI, mas a lógica pode ser aplicada a qualquer carro. Portanto diga NÃO aos reservatórios de gasolina que só trazem dor de cabeça e pintura manchada!
O material utilizado é barato e de fácil aquisição:
4 fios de 1,5 metros para ligações, se possível de cores diferentes
3 diodos de uso comum (ou 3 relês 12V, dependendo do circuito que vc optar)
Botão de toque normalmente aberto para acionar o circuito
Ferro de solda, solda, isolante e ferramentas
Esse método considera o fato de que precisa de uma quantidade maior de álcool para fazer o motor funcionar quando frio. E para fornecer essa quantidade extra de combustível é necessário duas coisas: Abrir os bicos e ligar a bomba de combustível. Bolamos dois circuitos para essa finalidade, ambos funcionam perfeitamente e são usados por membros da XpeedClub, a escolha é pessoal.
Através do botão o circuito força o acionamento tanto dos bicos como da bomba, abaixo um exemplo de circuito com relês:
Depois de montado vamos para a parte mais delicada: a instalação. Preste muita atenção em quais fios você vai fazer as ligações, tenha em mente alguma ligação errada pode danificar sua central de IE, se vc não se sentir à vontade procure um seviço especializado.
O primeiro passo é desmontar o acabamento plástico no pé do passageiro retirando os parafusos indicados pelo círculo vermelho. Atrás desse acabamento se encontra a central de IE e o chicote onde vamos fazer as ligações.
Solte os plugs azuis conectados na central e localize os fios indicados no esquema do circuito
NÃO CORTE OS FIOS, apenas desencape e faça a ligação do circuito de partida a frio com o correspondente no chicote, as ligações do bico são feitas no soquete maior e a ligação da bomba no menor. Note que além das cores tem o código do fio; por exemplo B06, que quer dizer fileira B, fio número 6. No soquete tem a indicação da fileira e do fio impressos, não deixe de conferir isso também para ter certeza de estar fazendo a ligação correta.
Depois de tudo conectado fixe o botão no painel e seja feliz com seu novo sistema de partida a frio. :-)
Obs.: Não é muito saudável acionar o sistema com o motor ligado.
O que vamos apresentar aqui é um sistema de partida a frio para carros à álcool equipados com injeção eletrônica. Muito simples, muito barato e que funciona muito melhor que os sistemas com reservatório de gasolina. Esse como fazer está baseado no Corsas MPFI, mas a lógica pode ser aplicada a qualquer carro. Portanto diga NÃO aos reservatórios de gasolina que só trazem dor de cabeça e pintura manchada!
O material utilizado é barato e de fácil aquisição:
4 fios de 1,5 metros para ligações, se possível de cores diferentes
3 diodos de uso comum (ou 3 relês 12V, dependendo do circuito que vc optar)
Botão de toque normalmente aberto para acionar o circuito
Ferro de solda, solda, isolante e ferramentas
Esse método considera o fato de que precisa de uma quantidade maior de álcool para fazer o motor funcionar quando frio. E para fornecer essa quantidade extra de combustível é necessário duas coisas: Abrir os bicos e ligar a bomba de combustível. Bolamos dois circuitos para essa finalidade, ambos funcionam perfeitamente e são usados por membros da XpeedClub, a escolha é pessoal.
Através do botão o circuito força o acionamento tanto dos bicos como da bomba, abaixo um exemplo de circuito com relês:
Depois de montado vamos para a parte mais delicada: a instalação. Preste muita atenção em quais fios você vai fazer as ligações, tenha em mente alguma ligação errada pode danificar sua central de IE, se vc não se sentir à vontade procure um seviço especializado.
O primeiro passo é desmontar o acabamento plástico no pé do passageiro retirando os parafusos indicados pelo círculo vermelho. Atrás desse acabamento se encontra a central de IE e o chicote onde vamos fazer as ligações.
Solte os plugs azuis conectados na central e localize os fios indicados no esquema do circuito
NÃO CORTE OS FIOS, apenas desencape e faça a ligação do circuito de partida a frio com o correspondente no chicote, as ligações do bico são feitas no soquete maior e a ligação da bomba no menor. Note que além das cores tem o código do fio; por exemplo B06, que quer dizer fileira B, fio número 6. No soquete tem a indicação da fileira e do fio impressos, não deixe de conferir isso também para ter certeza de estar fazendo a ligação correta.
Depois de tudo conectado fixe o botão no painel e seja feliz com seu novo sistema de partida a frio. :-)
Obs.: Não é muito saudável acionar o sistema com o motor ligado.